sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Audiência pública em Recife sobre o "lixo" hospitalar!

O vereador Josenildo Sinézio, do Recife, realizou, ontem, no Plenarinho da Câmara de vereadores do Recife, Audiência Pública, intitulada “”Resíduos Sólidos Hospitalares do Recife e seu Impacto Ambiental”. Foram convidados o químico André Luiz Lopes Sinoti, representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, Ana Suassuna, Secretária Executiva da Secretaria das Cidades de Pernambuco,Roberto Costa Coelho, da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Anpevisa, Fernando Paulo Freitas, da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, CPRH e O Dr. Mardônio Quintas, representando o Sindicato dos hospitais.
Josenildo falou da preocupação em saber qual o destino final do lixo hospitalar e que o objetivo da audiência era garantir à sociedade o direito de opinar e buscar esclarecimentos junto às autoridades competentes. Falou que no Brasil não existe política adequada no controle dos poluentes e que o Recife recebe todo o lixo Hospitalar do Estado de Pernambuco.
O representante da Anvisa, que trabalha no gerenciamento de resíduos de saúde, André Luiz Lopes Sinoti, falou que os aterros sanitários são de responsabilidade do governo, assim como, tratar o lixo de forma adequada. Defendeu maior tempo de vida dos aterros sanitários e que o consórcio aumenta a responsabilidade dos municípios envolvidos, o que resolve muitos dos problemas do lixo urbano.
Acredito numa solução metropolitana, pois o destino do “lixo” é hoje um conflito constante em nossa região.
Participação do vereador Fábio Barros na audiência.

ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA II

Quarta-feira, dia 02 de setembro, tivemos encontro dos moradores do Janga, mais precisamente, das ruas Palmerina, Humberto Pimentel Costa e entornos com o secretário de Infra Estrutura do Paulista, Abdias da Silva. A prioridade da reunião era saber do secretário a possibilidade da Rua Palmerina ser calçada ainda este ano. O secretário afirmou que a Rua Humberto Pimentel Costa será calçada, mas a realidade da Rua Palmerina ainda não será modificada. Segundo o secretário, são muitos os problemas que dificultam a realização do calçamento, principalmente a falta de recursos para indenização dos moradores que teriam que ter suas casas desapropriadas.

Por enquanto, continuaremos aguardando e vamos novamente procurar o secretário de Planejamento Laércio José da Silva, que nos prometeu melhorar o acesso ao longo da Rua Palmerina colocando areia e barro. A máquina realmente passou por lá, mas só em um trecho pequeno. O pedido era colocar areia e barro para melhorar o acesso tanto ao terminal de ônibus do Conjunto Beira Mar como à Avenida Mane Pá. Agendamos nova reunião com os moradores, onde discutiremos os próximos encaminhamentos.

Precisamos aqui agradecer aos secretários Laércio Silva e Abdias José da Silva por nos atender e facilitar o esclarecimento dos comunitários acerca das ações da prefeitura. Preocupado com as causas coletivas, o nosso mandato continuará, na medida do possível, fiscalizando e interferindo em favor do crescimento da cidade do Paulista.



O verador Fábio Barros e o secretário de infraestrutura Abdias com moradores na rua Humberto Pimentel Costa.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Posto do DETRAN no Janga.

Dois de setembro. Inauguração da unidade do Detran, no shopping Norte, Janga. Esta unidade atenderá a quase todos os serviços, menos às provas teórica e prática de condutores. Estavam presentes o secretário das cidades, Humberto Costa, o Presidente do Detran, Manoel Marinho, os Deputados Sérgio Leite, Amaury Pinto e os vereadores do Paulista, Augusto Costa, Silvio Moura e Denis. A importância dessa unidade na cidade do Paulista é a descentralização dos serviços do Detran, que atenderá a todos da região norte.



Secretário das Cidades Humberto Costa e o vereador Fábio Barros na inauguração do posto do DETRAN no Janga.