quarta-feira, 26 de maio de 2010

Violência e Saúde: O Que Eu Tenho A Ver Com Isso?

O Núcleo de Saúde Pública da UFPE, NUSP, realizou seminário com o tema "Violência e Saúde: O Que Eu Tenho A Ver Com Isso?" o objetivo é continuar chamando atenção sobre a importância de continuamente promover ações que demonstrem e esclareçam a respeito da prevenção à violência doméstica. O evento aconteceu no auditório de Enfermagem da UFPE, com a presença de profissionais da área de saúde, estudantes e outros interessados em estudar o assunto.

A minha palestra teve como tema: "Sinais que revelam violência doméstica entre crianças e adolescentes."

A violência tem várias faces e é multicausal. Por isso precisamos sensibilizar os profissionais que atendem crianças e adolescentes, nas diversas unidades de saúde pois muitas vítimas apresentam sinais e sintomas que revelam suspeita ou mesmo confirmação de violência. No seminário e durante o debate percebi a necessidade sempre urgente de preparar profissionais que durante a sua formação e atividade profissional deixaram de receber informações e treinamento para esta tarefa que também é da saúde, como preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente:

Art. 245. Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente:

Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.