segunda-feira, 21 de março de 2011

Jornal Folha de Pernambuco cobre visita dos vereadores a Caucaia/CE.



O Jornal Folha de Pernambuco, a convite do Parlamento Metropolitano, participa da visita às obras de contenção da erosão costeira na praia de Ícarai - Caucaia / Ceará. A jornalista Juliana Aretakis acompanhou a comitiva.

O Jornal Folha de Pernambuco deu destaque ao tema:

Governo do Estado de Pernambuco realizará reunião sobre contenção costeira.

A secretaria de meio ambiente do estado de Pernambuco irá realizar nesta terça   (22/03), às 9h, no auditório da antiga SECTMA, a 3a Reunião de Trabalho para acompanhamento dos estudos integrados, que estão sendo realizados pela a Empresa Coastal Plannnig, contratada pelo governo.


Na reunião o Dr. Rodrigo Barletta apresentará o desenvolvimento dos estudos de ALTERNATIVAS DE OBRAS DE PROTEÇÃO COSTEIRA, para recuperação da orla marítima e recomposição de praias arenosas dos municípios de Paulista, Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.


domingo, 20 de março de 2011

Vereador Fábio Barros é eleito Secretário Geral do Parlamento Metropolitano do Recife.

A eleição da comissão Executiva e a Copa do Mundo formaram a pauta do primeiro encontro 2011 do Parlamento da Região Metropolitana do Recife.  Participaram vereadores de várias cidades (Paulista, Olinda, Ipojuca, Camaragibe, Abreu e Lima, Ipojuca, Recife, São Lourenço da Mata, e Moreno), além de secretários municipais, autoridades locais e estudantes do Colégio Estadual Professor Agamenon Magalhães (ESPAM). O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de São Lourenço da Mata.
O vereador Josenildo Sinesio (PT) deixou a presidência do Parlamento – cargo que exercia desde a sua criação em 2005 - e destacou que o papel da entidade é discutir as questões importantes para a Região, em busca de soluções. “Nós pautamos a questão do destino dos resíduos sólidos. Livramos a cidade de Moreno de uma aberração, que seria a implantação de um incinerador de lixo hospitalar, além de trazermos para a ordem do dia o avanço do mar em Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. O problema dos prédios caixão também foi destaque no Parlamento”.
O presidente eleito para o biênio 2011/ 2012, vereador pelo município de Moreno,José Joaquim da Silva Filho (PT), disse que assume a entidade com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos. “O nosso enfoque também será consolidar ainda mais a participação de representantes das Câmaras dos 14 municípios que formam a Região Metropolitana. Hoje, temos apenas oito representações”. O parlamentar acredita que com uma maior participação, mais questões serão apresentadas e possíveis soluções nascerão.
O Vereador Fábio Barros foi chamado pelo novo Presidente do Parlamento Professor Joaqui da Silva Filho para fazer um resumo da visita às obras de contenção da erosao costeira na praia de Ícarai, cidade de Caucaia/CE.
Comissão Executiva do Parlamento Metropolitano -  biênio 2011/ 2012
Presidente -   José Joaquim  da Silva Filho  (PT),   vereador de Moreno
1º  Vice-presidente  -  Genildo  Machado  (PMDB ) , São Lourenço da Mata
2º  Vice-presidente  - Marcelo Santa Cruz  (PT ),  Olinda
Secretário Geral -   Fábio Barros (PT),  Paulista
1º  Secretário Geral -   Josenildo Sinesio (PT),  Recife
2º  Secretário Geral -   Romero Sales  ( PMDB ),   Ipojuca
1º Tesoureiro  -  José  Josias de Araujo ( PMDB ),   Abreu e  Lima
2º Tesoureiro -   João Bosco Gonçalves da Silva ( PMN ),   Camaragibe

Vereador Fábio Barros visita obras de proteção costeira no Ceará.


Quarta-feira 16/03, nós, vereadores do Parlamento Metropolitano de Recife, em comitiva visitamos  as obras de contenção da Praia do Icaraí, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). No grupo, eu, Fábio Barros vereador de Paulista e Secretário Geral do Parlamento, o vereador Marcelo Santa Cruz (Olinda) e João Bosco (Camaragibe), fomos conhecer a solução encontrada para conter o avanço do mar, fenômeno que preocupa nossa RMR e, em especial, o litoral da cidade do Paulista.

O prefeito Washington Gois nos recebeu e explicou da importância das obras para Caucaia, depois seguimos para o Sesc Iparana, onde, às 9h30min, foi realizada uma apresentação técnica da obra. Em seguida, todos visitaram o barra-mar, que consiste em uma contenção realizada com blocos de concreto dispostos em 11 degraus.

Segundo o engenheiro supervisor das obras, Ronaldo Rocha, já foram construídos 640 metros do barra-mar, estando ainda em fase de conclusão mais 700 metros. O prefeito Washington Gois diz que a intenção é buscar mais recursos para dar continuidade à obra, podendo chegar aos seis mil metros de contenção, da praia do Icaraí até a praia da Tabuba.

Os resultados obtidos na praia de Icarai são animadores, pois além de garantir menor impacto ambiental também recuperaram toda a faixa de praia com a engorda natural.