sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vereador Fábio Barros participa de missão a Portugal


O Parlamento Metropolitano do Recife (PMR), que reúne as 14 câmaras da RMR, tem como objetivo identificar problemas comuns de nossa região e apontar soluções. No ano de 2010, encaminhei requerimento à executiva do Parlamento pra que o tema erosão costeira fosse encampado pelo PMR, pois a nossa audiência pública ocorrida em novembro de 2009, na Faculdade Decisão (Janga), apontou como resultado que o problema era metropolitano e que Paulista estava prejudicada pelas intervençoes que, no passado, foram feitas em outras cidades vizinhas e que resultaram na destruição de nossa costa, que permanece em processo de erosão com vários pontos críticos, como exemplo, trechos da praia do Janga e, também, na praia em frente ao Forte de Pau Amarelo.

No ano passado, realizamos no mês de abril um Seminário Nacional sobre o tema da erosão costeira e o Parlamento conseguiu reunir, vereadores, prefeitos, secretários, pesquisadores de Pernambuco - Universidade Federal de Pernambuco / UFPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ, Universidade de Pernambuco e outros profissionais, sociedade civíl e Ministério Público Federal.

Neste momento, estamos em Portugal para participar de reuniões em centros de pesquisa, orgãos do fiscalização e regulamentação dos recursos hídricos e também com a deputada Rita Calvário, integrante do bloco de esquerda. Nossa missão é trocar experiências com instituições públicas, políticos e pesquisadores que atuam no problema da erosão costeira de Portugal. Estou aqui representando a cidade de Paulista e, também, o Parlamento Metropolitano junto com o vereador Marcelo Santa Cruz (Olinda) e o consultor Eng. Marco Lyra, especialista em obras de contenção costeira.


Reunião com o vereadorMarcelo Santa Cruz, Professor Dr. Alverinho Dia, Eng Marco Lyra e o vereador Fábio Barros - No pier da praia de Faro - Região do Algarve.