terça-feira, 6 de setembro de 2011

Alepe prestigia os 76 anos de emancipação política do Paulista

Representante do Movimento Espírita, Mário Jorge, recebendo homenagem 
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco prestou homenagem a entidades e personalidades que mais se destacaram em suas atividades e que também contribuíram para o desenvolvimento do município de Paulista. No último domingo, dia 4 de setembro, a cidade completou, 76 anos de emancipação político-administrativa. Para lembrar a data, o deputado estadual Sérgio Leite (PT) foi o responsável pela proposta para realização da sessão solene, que aconteceu na noite desta segunda-feira (5). O vereador do Paulista, Fábio Barros (PT), participou da solenidade, que reuniu diversas autoridades do cenário político pernambucano.

Ao todo, foram 21 homenageados, entre religiosos, educadores, empresários, sindicatos e movimentos de expressão cultural, que contribuíram para o crescimento da cidade do Paulista. O presidente do Grupo Espírita Seara de Deus, Mário Jorge Carvalho, representando o Movimento Espírita recebeu a placa de homenagem das mãos do deputado estadual, Sérgio Leite. “Este é um momento de comemoração e, ao mesmo tempo, de reflexão junto àqueles que moram ou frequentam a cidade do Paulista e que também querem ver o município ainda melhor”, disse o petista.

Entre as autoridades presentes na ocasião, também estavam o Procurador-Geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; o desembargador, Antônio Camarotti; o senador Humberto Costa (PT); o vice prefeito da cidade do Paulista, Duffles Pires; o deputado estadual e presidente da sessão, Ricardo Costa (PTC) e o vereador do Recife, Jurandir Liberal. Durante o encerramento da solenidade, a apresentação do Coral Vozes de Pernambuco, da banda da Polícia Militar e dos blocos líricos, Menestréis do Paulista e Flabelo Encantado, que também foram homenageados, proporcionaram um clima ainda mais alegre e descontraído.


Vereador do Paulista, Fábio Barros, prestigiou a solenidade
Entidades homenageadas

Sindicato dos Tecelões
Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Paulista
Movimento de Luta pelo Teto
Bloco Lírico Menestréis do Paulista
Bloco Lírico Flabelo Encantado


Personalidades homenageadas

Aguinaldo Fenelon
(Procurador-Geral do Estado de Pernambuco)
Antônio Camarotti
(Desembargador e natural de Paulista)
Evanir Francisco de Araújo
(Empresário e diretor – president da Evafran)
Elisabeth Brandt Feijó
(Poetisa e president da Academia de Letras do Paulista)
Horácio José Carlos de Mendonça
(Procurador e diretor financeiro do Grupo Brennand)
Herbert Caullery
(Babarolixá e president do Afoxé Ara Onirakãn)
José Eduardo Vila
(Enpresário e presidente do Grupo Vila / Morada da Paz)
Luciano Moraes
(Presidente do Centro de Criação de Cultura Popular)
Maria do Carmo de Freitas
(Ex-diretora do Colégio Luís Cabral de Melo)
Maria das Neves Raia
(Diretora do Colégio do Paulista)
Mário Jorge Carvalho
(Presidente do Grupo Espírita Seara de Deus)
Pastor José Roberto dos Santos 
(presidente das Assembleias de Deus / Abreu e Lima)
Pastor Aílton José dos Santos
(Presidente das Assembleias de Deus / Recife)
Pastor José Bernardo Sobrinho
(Primeiro pastor da Igreja Universal do Reino de Deus em Pernambuco)
Pe. Valdemir José da Silva
(Pároco da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres em Paulista)
Vanildo Bandeira
(Professor e vice-presidente do GHP)


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Delegados ambientalista aprovam moção contra desmatamento da caatinga em Pernambuco

Caatinga: Sertão de Pernambuco/BR
Entre as nove moções aprovadas, está a proposta apresentada pelos delegados ambientalistas do PT de Pernambuco, com o apoio de 160 delegados presentes ao Congresso.
Abaixo, na íntegra, o texto da moção aprovada por unanimidade:

MOÇÃO 9 - Repúdio ao Fórum Nordeste em 2011

Nós delegados(as) reunidos no 4º Congresso Nacional Extraordinário do Partido dos Trabalhadores, enviamos moção de repúdio ao Fórum Nordeste 2011, ocorrido em 04 de agosto passado, na cidade de Recife/PE, promovido pelo grupo EQM e apoiado pelo Sindaçucar, que anunciou e defende o projeto de desmatamento de mais de 100 mil hectares de caatinga no semi-árido pernambucano, junto à transposição do rio São Francisco para plantio de cana-de-açúcar. A caatinga é um bioma único em todo o planeta que além da riqueza ambiental é responsável pelo equilíbrio climático e não permite a desertificação do semi-árido. Pedimos a presidenta Dilma para que o projeto em questão seja discutido amplamente pela sociedade, para que destruições semelhantes ocorridas na mata atlântica não ocorram na caatinga.


Caatinga no período seco


Caatinga no período das chuvas

A máquina que fez a revolução no congresso Nacional do PT

A máquina que revolucionou a votação em Brasília, na plenária do congresso nacional do PT, permitiu que delegados de todo o Brasil e das diversas tendências do Partido dos trabalhadores votassem sem o controle de qualquer orientação de grupo, pois cada delegado de forma secreta teve o direito de votar naquilo que acredita com relação as  mudanças para o estatuto do partido. O resultado foi a polemica aprovação da paridade de gênero (50% de mulheres em todas as instâncias partidárias), 20% de jovens e 20% de negros e que parlamentares só poderão ter três mandatos consecutivos. Esta ultima, foi levada a votação por três vezes.

Petistas discutem Reforma Política no Congresso Nacional do PT



O Partido dos Trabalhadores (PT) promoveu, neste final de semana, o IV Congresso Nacional, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília (DF). De sexta-feira (2) até domingo (4), 1.350 delegados se reuniram para discutir e aprovar mudanças no Estatuto do PT. O encontro reuniu os principais nomes da política brasileira, entre eles a presidente Dilma Rousseff o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
“Mais uma vez, o PT revoluciona como partido político. Neste final de semana, foram aprovadas mudanças históricas no estatuto do PT. A partir de 2013, será garantida a paridade de gênero com participação obrigatória de 50% de mulheres na composição das direções, delegações, comissões e cargos com funções específicas de secretarias, 20% de jovens com menos de 29 anos de idade e 20% de negros nas instâncias partidárias”, disse o vereador do Paulista Fábio Barros. Entre outras alterações aprovadas, ficou estabelecido que, a partir de 2014, os parlamentares só poderão ter três mandatos consecutivos. Para o petista, dessa forma o partido passa a ser ainda mais orgânico.
O IV Congresso Nacional do PT foi a continuidade de uma primeira etapa realizada em 2010 e que, entre outras decisões importantes, referendou o nome de Dilma Rousseff para disputar a Presidência da República pelo PT. Além das importantes mudanças no Estatuto do partido, o debate sobre a Reforma Política é de grande importância no sentido de mobilizar a sociedade brasileira para esta temática. O ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, durante o seu discurso no Congresso Nacional, relembrou o tempo em que o Partido dos Trabalhadores não era reconhecido pela população e no parlamento, além de ressaltar a força política do  PT. ”No auge da crise de 2005, o PT colocou mais de 320 mil militantes para votar no PED, mostrando a força deste partido”, disse Lula.
Vereador Fábio Barros em reunião do PTLM no IV Congresso Nacional do PT