quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Casa Herbert de Souza promove seminário sobre Aids

Vereador Fábio Barros lança Frente Parlamentar em defesa das pessoas com Aids

A Casa Hebert de Souza, em parceria com a Articulação Aids de Pernambuco, promoveu o seminário ‘Aids, cidadania e defesa integral do SUS: Pensando a qualidade de vida das pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS’. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (30/11), no auditório da Faculdade Decisão, no bairro do Janga, em Paulista, com a participação da sociedade civil, do vereador Fábio Barros, representantes da prefeitura municipal e de movimentos sociais.

O seminário faz parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids (01/12) no município. Na ocasião, foram apresentadas propostas para a melhoria das políticas públicas de prevenção, tratamento e direitos humanos. Durante o seu pronunciamento, o vereador Fábio Barros, que é especialista em prevenção à violência Doméstica contra a criança e o adolescente pela Universidade de São Paulo (USP) e defensor da garantia dos direitos humanos, destacou melhorias no Sistema de saúde brasileiro e os desafios que ainda serão enfrentados. O petista também ressaltou a importância da qualificação dos profissionais de Saúde


No encontro, também foi lançada a Frente Parlamentar em defesa das pessoas vivendo e convivendo com DST/Aids e Tuberculose. Para o vereador Fábio Barros este será um importante instrumento de aproximação entre sociedade e o poder legislativo.

CASA HERBERT DE SOUZA

A Casa Herbert de Souza é uma entidade sem fins lucrativos que funciona na comunidade do Tururu, localizada no bairro do Janga, em Paulista. O objetivo da instituição é melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na região.

A ARTICULAÇÃO AIDS EM PERNAMBUCO - A Articulação AIDS em Pernambuco foi fundada no segundo semestre de 1996 em Recife e é um fórum de articulação política do movimento de luta contra a AIDS que congrega Organizações da Sociedade Civil, Redes, Movimentos e Ativistas Independentes que atuam no campo da luta contra o avanço da epidemia no Estado, sem distinções religiosas, raciais, étnico-raciais, ideológicas, de gênero, de classe, de orientação sexual, de faixa etária, partidárias ou sorológicas.


*Com informações do Portal NE10

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vereador Fábio Barros articula programa de Cultura de Paz em Paulista

Prefeito Yves Ribeiro destaca atuação do vereador Fábio Barros

Incentivar o movimento de Cultura de Paz em Paulista é uma das grandes preocupações do vereador Fábio Barros (PT). Na tarde desta segunda-feira (28/11), o petista participou de mais uma ação em prol da não-violência: a inauguração da Casa da Paz no Forte de Pau Amarelo, em Paulista. Entre os participantes também estavam Clóvis Nunes, coordenador do MOVPAZ - Movimento Internacional Pela Paz e Não – Violência – e representante do ministério da Justiça; o prefeito Yves Ribeiro; o vice-prefeito Duffles Pires; o secretário municipal Jorge Carreiro; representantes da câmara municipal do Paulista e agentes municipais da Paz.

Durante a inauguração da Casa da Paz, o prefeito da cidade do Paulista, Yves Ribeiro, destacou a importância da articulação do vereador Fábio Barros para que nesta segunda-feira (28/11) acontecesse o lançamento das atividades na unidade, que irá promover e incentivar a Cultura de Paz no município. Na ocasião, o prefeito também anunciou a data da Caminhada da Paz do Paulista, que acontecerá em 06 de março de 2012. Esta também será a nova data comemorativa do Dia Municipal da Paz, que foi criado em 2001, pelo então vereador Mário Jorge Carvalho. A emenda para substituição da data, sugerida pelo prefeito Yves Ribeiro, será feita pelo vereador Fábio Barros. A data é marcada pela morte do padre João Ribeiro, que viveu na cidade do Paulista e foi um dos líderes da Revolta Pernambucana de 1817.

Posto de desarmamento em Paulista

Nos últimos oito dias, o vereador e integrante do MOVPAZ, Fábio Barros, ao lado do coordenador da ONG Clóvis Nunes, trabalhou fortemente no processo de articulação para inauguração da Casa da Paz, onde também deve ser instalado o posto permanente de entrega de armas. Este projeto, coordenado pelo MOVPAZ e Rede Desarma Brasil, será o pioneiro na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa faz parte da parceria entre o ministério da Justiça, governo do estado de Pernambuco e prefeitura do Paulista.
Na quarta (23/11), representantes do MOVPAZ e da prefeitura do Paulista acertam detalhes da Casa da Paz
O trabalho de articulação para que a unidade comece efetivamente a receber armas ainda continua. O processo está em andamento junto a secretaria estadual de Defesa Social (SDS/PE). Atualmente, no estado de Pernambuco, este tipo de serviço funciona na sede da Polícia Federal. Com a instalação do posto de recebimento de armas, a população poderá comparecer ao local de segunda a sexta-feira para entregar, de forma voluntária, qualquer arma de fogo. Conforme determina a lei, no ato da entrega não é preciso se identificar. Todas as armas entregues serão destruídas pelos funcionários responsáveis e posteriormente repassadas ao Exército para serem transformadas em limalha. Após o cadastro na Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública (Infoseg), o entregador poderá sacar o valor entre R$ 100 e R$ 300, que varia de acordo com o calibre do armamento.






Links: 
http://www.movpazrecife.org.br/principal/
http://www.entreguesuaarma.gov.br/

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fábio Barros participa da Grande Caminha pela Paz em Recife

Os vereadores Fábio Barros (Paulista) e Marcelo Santa Cruz (Olinda)

No último domingo (27/11), o vereador do Paulista Fábio Barros (PT) participou da 12a Grande Caminhada Pela Paz, que reuniu milhares de pessoas na avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Com o tema ‘Desarmamento’, a caminhada faz parte das atividades do projeto Paz Pela Paz, da organização não governamental MOVPAZ – Movimento Internacional Pela Paz e Não – Violência.

Implantar por meio do projeto Paz Pela Paz, uma cultura de paz em nossa sociedade. Este é o principal objetivo do MOVPAZ, que atualmente conta com representantes em 27 cidades do Brasil. Em Recife, a caminhada tem o apoio da prefeitura municipal, conselho e secretaria municipal de Direitos Humanos, além do governo estadual e ministério público de Pernambuco. Artistas regionais e nacionais, a exemplo de Nando Cordel, Santanna, Silvério Pessoa, Irah Caldeira e Petrúcio Amorim também apoiam e fazem parte desse projeto. Segundo Clóvis Nunes, idealizador e coordenador do evento, a cultura de paz nada segrega e a tudo irmana. “A caminhada é plural, multirreligiosa, suprapartidária e completamente includente”, disse. A data da caminhada, 27 de novembro, foi escolhida em comemoração ao Dia Municipal da Paz de Recife.


Caminhada da Paz reuniu representantes da Região Metropolitana do Recife

Dia Municipal da Paz em Paulista

O município do Paulista também conta com dia municipal da paz. A lei, criada pelo então vereador Mário Jorge Carvalho, institui o segundo domingo do mês de setembro como Dia Municipal da Paz. O vereador Fábio Barros solicita emenda para que o dia seja substituído para 06 de março. A nova data, sugerida pelo prefeito Yves Ribeiro, é marcada pela morte do padre João Ribeiro, que viveu na cidade do Paulista e foi um dos líderes da Revolta Pernambucana de 1817. Para o legislador Fábio Barros a paz precisa da ação em conjunta para acontecer. “Ela faz parte do desejo de toda comunidade em atingir o bem estar coletivo”, disse.

Casa da Paz em Paulista

Nesta segunda-feira (28/11), a Casa da Paz será inaugurada no Forte de Pau Amarelo, no litoral da cidade do Paulista. No local, será instalado o primeiro posto permanente de entrega voluntária de armas da Região Metropolitana do Recife. Esta ação é realizada com apoio do ministério da Justiça, Polícia Federal, ministério Público, governo do Estado de Pernambuco e prefeitura do Paulista.
A inauguração contará com a participação do vereador do Paulista Fábio Barros; do coordenador do MOVPAZ -  Movimento Internacional Pela Paz e Não – Violência e também assessor do ministério da Justiça, Clóvis Nunes; além dos representantes do governo estadual e prefeitura municipal


*Com informações do site MOVPAZ - Recife