terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Parlamento Metropolitano promove audiência pública sobre Mobilidade



Vereador Fábio Barros sugeriu novas propostas para melhoria do trânsito 

Ciclovias: alternativas para mobilidade urbana com sustentabilidade. Tema da audiência pública promovida pelo Parlamento Metropolitano, nesta segunda-feira (12/12), na câmara dos vereadores do Recife. O vereador do Paulista e secretário geral do Parlamento, Fábio Barros (PT), participou do encontro que reuniu representantes do governo do estado de Pernambuco, das prefeituras municipais da Região Metropolitana e sociedade civil organizada.

Integração dos meios não motorizado com os transportes públicos e campanhas educativas para conscientização de toda populacão sobre o uso da bicicleta estiveram entre os principais assuntos abordados pelos participantes da audiência. O vereador Fábio Barros destacou a importância de integrar o uso da bicicleta aos Terminais Integrados, inclusive com instalação de bicicletários adequados e até mesmo oferecendo serviço de aluguel de bicicletas.

O coordenador do projeto ‘Ciclovias nas Cidades’, Marcelo Bione, da secretaria estadual das Cidades, apresentou ações conjuntas que estão sendo realizadas pelo governo do estado de Pernambuco para área de mobilidade com foco no uso de bicicletas. “Ao todo, são 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e diversos órgãos responsáveis, como CTTU, Detran, Consórcio Grande Recife, que formam o Grupo de Trabalho (GT) para desenvolver as ações”, disse. De acordo com Marcelo Bione a Campanha do 1,5 m está entre as ações educativas que estão sendo realizadas pelo governo do Estado na Região Metropolitana do Recife. Esta é uma campanha de conscientização aos motoristas para que respeitem um limite mínimo de 1,5 m de distância dos ciclistas nas rodovias.

Atualmente, a Região Metropolitana do Recife possui ao todo 73,4 km de ciclovias e ciclofaixas. A meta do governo estadual, dentro das ações para a Copa do Mundo de 2014, é implantar (entre restauros e ampliação) 79,16 km. Totalizando 152,56 km de ciclovias e ciclofaixas na RMR. O vereador e presidente da comissão de Mobilidade da câmara do Recife, Gilberto Alves, destacou que a cidade de Bogotá, na Colômbia, possui 350 km de ciclovias segregadas, onde as pessoas circulam com segurança. Segundo o representante do Consórcio Grande Recife, Milton Blotter, a cidade do Recife ainda está distante de um sistema de trânsito ideal, mas esse processo está sendo construído, a exemplo do nível da audiência promovida pelo Parlamento, nesta segunda-feira (12/12).

Entre os participantes também estavam na câmara do Recife, o assessor especial da secretaria estadual dos Transportes, Irineu Messias; o presidente da câmara do Recife, Jurandir Liberal; o vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz e o secretário municipal do Paulista, Sérgio Pinho Alves.

Propostas

Durante a audiência, o vereador Fábio Barros destacou a importância do Plano Diretor para que as melhorias no trânsito, e consequentemente do uso da bicicleta na Região Metropolitana do Recife, possam efetivamente acontecer de forma coerente.

Outra proposta do petista foi a criação da Frente Parlamentar para tratar sobre mobilidade com foco no uso da bicicleta. Para que desta forma, o Parlamento Metropolitano possa contribuir no conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas na área.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fábio Barros entrega título de cidadão a Carlos e Bartolomeu


Muita emoção na entrega do título aos fundadores da Casa Herbert

Alegria e emoção tomam conta da 13a edição do Natal Solidário promovido pela Casa Herbert de Souza. O encontro aconteceu na tarde deste domingo (11/12), na quadra do Colégio Virgem Imaculada, no bairro do Janga, em Paulista. Na ocasião, o vereador Fábio Barros (PT) entregou o título de cidadão a Carlos Antônio Lins e Bartolomeu Marcos da Silva, fundadores e coordenadores da instituição.

Apresentações musicais, culturais e até um desfile de moda foram promovidos durante todo o dia por crianças e jovens da comunidade do Tururu. Aplaudidos de pé, Carlos Antônio e Bartolomeu da Silva ficaram muito emocionados ao receber o título de cidadão das mãos do vereador Fábio Barros. Para o petista este é um reconhecimento oficial do trabalho e dedicação dos coordenadores da Casa Herbert, que se esforçam diariamente em melhorar a vida das pessoas da comunidade do Tururu.

Neste último sábado (10/12) comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. No momento da entrega do título, Fábio Barros destacou que Carlos Antônio Lins e Bartolomeu da Silva, a frente da Casa Herbert de Souza, são promotores em potencial da garantia dos direitos humanos em nosso município. O presidente da instituição Carlos Antônio Lins também destacou a importância do mandato do vereador Fábio barros para a cidade do Paulista. “Fábio Barros é um companheiro de luta que vem acompanhando e também fazendo parte da história da Casa Herbert durante esses 13 anos”, disse.

Sobre a Casa Herbert

Eles estão há 13 anos a frente dos trabalhos na comunidade do Tururu
 Carlos Antônio Lins e Bartolomeu Marcos da Silva coordenam as ações sociais e prestam assistência a crianças, jovens, idosos e demais moradores da comunidade do Tururu, localizada no bairro do Janga, em Paulista. A instituição, fundada em 6 de novembro de 1998, foi doada por Dom Helder Câmara para servir a comunidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores.




Quem se interessar em conhecer a Casa e os trabalhos, acesse o site da Casa Herbert e marque uma visita ao local. Àqueles que quiserem ajudar no desenvolvimento das atividades ou fazer alguma doação basta entrar em contato pelo telefone (81) 3434.1079

domingo, 11 de dezembro de 2011

Vereador Fábio Barros entrega título de cidadão a Carlos e Bartolomeu


Neste domingo (11/12), os fundadores da Casa Herbert de Souza, Carlos Antônio Lins e Bartolomeu Marcos da Silva, recebem o título de cidadão do Paulista na quadra do Colégio Virgem Imaculada. A proposta, aprovada por unanimidade pela câmara municipal, é do vereador Fábio Barros (PT).

Na ocasião, a Casa Herbert de Souza também promove o 13o Natal Solidário e conta com a participação de todos os amigos e parceiros da instituição. Mensagens natalinas, coral e outras apresentações artísticas serão realizadas pelas crianças e jovens da comunidade do Tururu.

Sobre a Casa Herbert

Carlos Antônio Lins e Bartolomeu Marcos da Silva coordenam as ações sociais e prestam assistência a crianças, jovens e demais moradores da comunidade do Tururu, localizada no bairro do Janga, em Paulista. A instituição, fundada em 6 de novembro de 1998, foi doada por Dom Helder Câmara para servir a comunidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO

Data: Domingo, dia 11 de dezembro de 2011
Hora: 13h:30
Local: Colégio Virgem Imaculada (End.: Rua Maria do Carmo Montenegro, 95 - Janga  Paulista – PE)