terça-feira, 3 de abril de 2012

Até onde vai o mar?



A erosão costeira ou 'avanço do mar' é decorrente de uma série de conflitos entre as intervenções humanas na zona costeira e as causas naturais. Este vídeo traz um panorama das causas e consequências dos problemas causados pelo 'avanço do mar' no litoral da cidade do Paulista, que ficam localizadas na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife. 

O biólogo, especialista em Oceanografia, e vereador do Paulista, Fábio Barros (PT), há alguns anos, vem monitorando a situação das praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha. Em busca de alternativas viáveis para o problema dos moradores e comerciantes da orla, os mais prejudicados com essa situação, o ambientalista Fábio Barros visitou centros de pesquisas e praias do litoral europeu, e também conferiu as técnicas de contenção marinha - que têm sido consideradas positivas - utilizadas em praias de outros estados do nordeste do Brasil, como Alagoas e Ceará. Por lá, a situação é bem semelhante a de nosso litoral.

O vídeo 'Até onde vai o mar?' traz estas experiências, além dos depoimentos de gestores municipais, estaduais e especialistas da área, que avaliaram as técnicas de contenção marinha utilizadas nestes estados e que podem ser a solução da erosão costeira em Paulista.

Deixe seu comentário, compartilhe a informação, interaja! Você faz parte da mudança!